quinta-feira, abril 29, 2010

Cidade do Livro


Um local idealizado para o incentivo á leitura para os pimpolhos, chamado Cidade do Livro, localizado em Santana, faz a alegria de muitas crianças todos os anos. Criado em 1997, o lugar mescla a educação com a formação do hábito de leitura, dentro de seu ambiente com um pouco mais de 2 mil metros quadrados, trata de temas diversificados dentro do foco principal, entre eles meio ambiente, cultura e cidadania.


Para saber mais sobre horários e projetos oferecidos acesse o site: http://www.cidadedolivro.com.br/



sexta-feira, abril 23, 2010

Maracatu Bloco de Pedra

Olá pessoal,


Para quem gosta de cultura regional, o Bloco de pedra é uma ótima pedida.


O Maracatu Bloco de Pedra é composto pelos frequentadores das oficinas oferecidas pelo Projeto Calo na Mão, na Escola Estadual Profº António Alves Cruz, onde é trabalhado especificamente com a cultura do Maracatu de Baque Virado, estudando a dança, as toadas e os baques das Nações Pernambucanas.


Os ensaios são abertos e acontecem todos os Sábados, a partir das 15:00h, porém seus integrantes estão lá desde as 10h da manhã, trabalhando na construção e manutenção dos instrumentos utilizados.


Serviços:

Todo sábado das 10h às 17h

Construção e Manutenção dos instrumentos das 10h às 14 h

Ensaio das 14 às 17


Local: Escola Estadual Prof. António Alves Cruz , rua Alves Guimarães 1511, Jd. das Bandeiras, São Paulo – SP, próximo ao Metro Sumaré.

As oficinas são gratuitas


Para mais informações visite o site do Bloco de Pedra e a comunidade no orkut.


segunda-feira, abril 19, 2010

Cooperifa - Poesia no céu de São Paulo



Olá pessoal,
A Cooperifa está com mais um grande evento para acontecer e vocês não podem deixar de participar! Eu já participei e adorei! Para quem não conhece o movimento vou contar um pouco sobre eles.
A Cooperifa, é um grupo de poetas que realiza saraus dentro de uma bar na periferia da zona sul de São Paulo. Todas às quartas-feiras às 20 horas, o bar do "Zé Batidão" lota de pessoas das mais variadas idades e estilos, para a troca e difusão de idéias, poemas, música, ou seja, a cultura em suas diversas formas de expressão.

Nessa quarta-feira em especial, dia 21 de abril, a Cooperifa vai realizar pelo quarto ano consecutivo, o "POESIA NO AR" um dos eventos mais bonitos da periferia paulistana, e que promete encher de poesia o céu de São Paulo. Nesta noite especial, o Sarau acontece normalmente até ás 22hs30, no final todos os poetas e frequentadores são convidados a colocarem seus poemas, ou mensagens em balões (bixigas) enchidos com gás Hélio, este ano serão 500 balões, para serem soltos exatamente às 23hs, para ganharem o céu da cidade.
O objetivo da chuva de poemas é fazer com que um pedaço do sarau que já rola há 9 anos na periferia, chegue via aérea na casa das pessoas, e que a poesia, instrumento de cidadania através da literatura, lema do projeto, alcance, literalmente, novos quintais. Agende-se!
(Fonte: Blog Colecionador de Pedras)

Poesia no Ar
dia 21 de abril de 2010
às 21 horas


Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 - Chácara Santana
periferia z/s -SP




Para mais informações siga o blog da Cooperifa clicando aqui.

quarta-feira, abril 14, 2010

Projeto Leitura no Parque - Laé de Souza


Laé de Souza é um escritor, poeta, dramaturgo e produtor cultural. Preocupando-se com a Educação e a falta de projetos de incentivo a leitura no país, Laé de Souza criou um projeto para divulgar e disseminar a Leitura em São Paulo. Um de seus projetos é a "Leitura no parque"que tem como objetivo incentivar a leituras em parques públicos, dentre os parques do projeto estão o da Aclimação, Piqueri e o Parque do Carmo.
Além do projeto de leituyra no parque Laé de Souza realiza outros tipos de projetos , tais como: Livro na cesta, Minha cidade lê,Caravana da leitura,Leitura não tem idade e Ler é bom experimente.


Para saber mais clique aqui.

sexta-feira, abril 09, 2010

Politeama – Sarau Diverso


O Sarau Diverso Politeama, em Pinheiros, começou como um clubinho fechado, em 2006. "A gente se reunia na casa de amigos e apresentava as criações", conta a poetisa Barbara Leite. No ano seguinte, a idéia se expandiu e o encontro passou a ser público, em um bar. E engana-se quem pensa que só a poesia tem espaço nesses eventos. Do clubinho fechado para hoje, a principal mudança foram os endereços. De lá para cá, o sarau transferiu-se cinco vezes de local. "Somos o sarau mais itinerante que existe", brinca Barbara. Para maiores informações clique aqui.

quinta-feira, abril 01, 2010

Sejam todos bem vindos!!!!

Olá pessoal!!!!


Estamos iniciando hoje esse blog de Ação Cultural para todos vocês que se interessam por esse tema tão rico!
A Ação Cultural surge como processo de criação de meios para que as pessoas se envolvam, participem e se tornem sujeitos da cultura, ela promove a integração e interação entre as pessoas, tornando-se um forte instrumento de disseminação da cultura na sociedade.
Por isso, traremos semanalmente para vocês as novidades sobre os movimentos de Ação Cultural existentes, desde bibliotecas, centro culturais, até movimentos de ruas, bairros, entre outros, para que vocês possam conhecer e acompanhar o que está acontecendo sobre essas ações na Grande São Paulo, tais como, palestras, eventos, rodas de leitura, saraus, exposições, amostras de cinema, teatro, música, etc.
Esperamos que gostem e participem conosco com idéias, sugestões e críticas para a melhoria do nosso blog.
Voltamos logo logo com novidades para vocês!


Equipe Sampa Ação Cultural